segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria - A carnificina da mídia e o "falso moralismo"

Acho que o mais triste nessa tragédia toda em Santa Maria, é a insensibilidade e falta de noção das pessoas e a da mídia.

Vi aqui no meu Facebook, um pessoal falando que muito de nós (estou me incluindo) somos falsos moralistas, pois "tem um monte de gente ao redor do mundo morrendo e ninguém dá essa ênfase toda"...Gente, não é hora de opinar ou arranjar argumentos pra não dar atenção! Milhares de pessoas estão sofrendo com a dor da perda, é momento de sermos solidários! Não é falso moralismo ou qualquer sentimento que não exista como falaram por ai, mas sim consciência do que aconteceu! Poderia ser qualquer um de nós, um de nossos amigos, ou parentes, qualquer um de nós. 
Agora me diz, o que você faz para ajudar as outras pessoas ao redor do mundo que estão morrendo? Nem consegue ser solidário com os que estão próximos, quem diria lá! São falso moralistas, falando de "falsos moralistas"

Outra coisa é a mídia. Sei que tem jeito diferente de mostrar o acontecido e também sei que infelizmente tragédia vende, já trabalhei com notícias. Mas colocar fotos dos corpos, vídeos na televisão, fazer a divulgação online via redes sociais e ainda pedir para que conhecidos que souberem o nome das vítimas deixe nos comentários o perfil da pessoa, isso é demais! Cobertura sobre um acontecimento é uma coisa, agora sensacionalismo é outra. Dá para se trabalhar diferente, mas infelizmente a cultura da informação do Brasil não visa isso.

Só uma informação, um repórter da GLOBONEWS disse que um caso semelhante aconteceu nos EUA e levou o dono da boate pra cadeia e até funcionários da prefeitura, que concederam licença para o ambiente funcionar sem estrutura adequada também foram presos. Ainda, segundo o repórter, até os patrocinadores e uma emissora de rádio, que divulgaram o evento, foram multados. E no Brasil, o que vai acontecer?

Sinceramente? Eu não sei.... Mas minha crítica ainda é direcionada aos sem noções que tem por ai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário