quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

As aventuras de Pi - Plágio ou inspiração?





Quem assistiu o filme, vai concordar que é um ótimo trabalho (dá pra perceber até vendo o trailer) e quem não assistiu, pode  ler o livro brasileiro antes mesmo do filme de Yann Martel! Isso mesmo, livro brasileiro!

Calma, vamos explicar!

O filme Life Of Pi, relata a história de um menino que teve de conviver com um tigre, num bote salva-vidas, após um naufrágio. Ai você pensa, que história original! Mas por coincidência (muita) há um tempo atrás, o autor brasileiro Moacyr Scliar, escreveu o livro chamado Max e os Felinos.





No livro de Scliar, o protagonista sofre um naufrágio e sobrevive num barco com um Jaguar. Já no livro "The Life os Pi" de Yann Martel, faz apenas faz menção e agradece "à inspiração" de Moacyr Scliar.

Depois da arrecadação de 75 mil dólares e do sucesso do livro "The Life of Pi" a imprensa brasileira denunciou plágio. Martel disse que não tinha o livro do autor brasileiro e sim uma resenha publicada em um jornal, afirmando que a resenha era negativa e que uma ideia tão boa tinha que ser aproveitada.

Bom, agora o filme está fazendo sucesso no mundo e o brasileiro não está ganhando em cima disso.

E Martel fez jus a frase: "Nada se cria, tudo se copia".



Fonte: http://midiapublicitaria.com/plagio-ou-inspiracao-as-aventuras-de-p/

Nenhum comentário:

Postar um comentário